quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Primeiro vôo de teste do A330, nova aeronave da Airbus


TOULOUSE, França, 5 Nov 2009 (AFP) - A nova aeronave da fabricante europeia Airbus, o avião de transporte A330-200F decolou de Toulouse (sudeste da França) nesta quinta-feira para realizar o primeiro voo de teste, de acordo com imagens divulgadas pela empresa na internet.

Com esta aeronave, usada para transporte de mercadorias, a Airbus reaparece no mercado de aviões de carga de longo alcance, amplamente dominado pela rival americana Boeing.

A Airbus já recebeu 67 encomendas para o A330-200. A aeronave pode transportar 64 toneladas de carga com um alcance superior a 7,400 km ou 69 toneladas em distâncias de até 5930 km. Uma versão de passageiros do A330-200 está em serviço desde 1998.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Feira Nacional de Aviação Civil

Essas imagens da Feira Nacional de Aviação Civil foram realizadas por Fábio Kruschewsky Lemos, servidor da ANAC e fotógrafo amador.

A Feira aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de julho de 2009, na área do III Comando Aéreo Regional (COMAR), no Aeroporto Santos Dumont, Rio de Janeiro, e atraiu cerca de 40 mil pessoas entre adultos e crianças.



quinta-feira, 2 de julho de 2009

Voo 447: avião não se rompeu no ar, aponta relatório

O avião da Air France-KLM que caiu no Oceano Atlântico há cerca de um mês com 228 pessoas a bordo não se rompeu no ar, informou o Escritório de Investigações e Análises para a Aviação Civil (BEA), agência francesa que lidera a investigação. "O avião não foi destruído enquanto estava voando", disse Alain Bouillard, da BEA, ao divulgar seu primeiro relatório sobre o desastre.
A aeronave da Air France desapareceu no Oceano Atlântico na noite de 31 de maio durante o trajeto Rio de Janeiro-Paris. De um total de 51 corpos encontrados pelas equipes de busca do acidente, 35 já foram identificados pela força-tarefa composta pela Polícia Federal (PF) e pela Secretaria de Defesa Social (SDS) em Pernambuco. As informações são da Dow Jones.


Justiça do Rio concede indenizações para mais 2 famílias de vítimas de voo 447


Fonte: Folha Online
O TJ (Tribunal de Justiça) do Rio concedeu às famílias do procurador federal Carlos Eduardo Lopes de Mello e da médica Bianca Machado Cotta a antecipação da indenização pela morte do casal no voo 447 da Air France, na noite de 31 de maio deste ano. O casal partia em lua de mel para Paris, destino do Airbus. As informações são do escritório de advocacia das famílias.

De acordo com o escritório do advogado João Tancredo, que também obteve a tutela antecipada de indenização para a família do engenheiro Walter Nascimento Carrilho Junior, 42, o critério utilizado para obter antecipadamente a reparação financeira foi a mesma. Os pais das vítimas recém-casadas receberão o equivalente à pensão e para o tratamento médico psicológico, de acordo com o escritório. O valor ainda não foi informado.

Divulgação

No último dia 17, o TJ divulgou a decisão do juiz Magno Alves de Assunção, da 28ª Vara Cível do Rio, que acatou parcialmente o pedido de antecipação da indenização feito pela viúva de Carrilho em seu nome e de três filhos menores de idade. A Air France deveria depositar 30 salários mínimos --R$ 13.950-- até esta terça-feira (30). O escritório de Tancredo, por volta das 14h desta quarta-feira, ainda não sabia informar se a companhia efetuou o pagamento.

Caso a companhia aérea descumpra a decisão, válida até o julgamento final da ação, está sujeita à multa diária de R$ 1.000. A empresa já foi intimada e não apresentou recurso, de acordo com o TJ (Tribunal de Justiça).

Lua de mel

A médica e o procurador se casaram no sábado anterior à noite do desastre, com uma grande festa no Iate Clube de Icaraí, em Niterói. Eles namoraram por três anos.

Bianca era uma jovem romântica, de 25 anos, que realizou um casamento ""de contos de fada", para cerca de 300 convidados, segundo parentes.

Carlos Eduardo atuava na Procuradoria Federal Especializada junto à CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Segundo a AGU (Advocacia Geral da União), o rapaz prestou concurso para a função em 1997 e já atuou como procurador federal e sub-procurador chefe da Procuradoria junto ao CVM.

Voo 447

O voo 447 da Air France desapareceu sobre o oceano Atlântico na noite de domingo (31), com 228 pessoas a bordo --216 passageiros e 12 tripulantes. De acordo com a empresa, há 58 brasileiros entre os ocupantes.

O avião decolou por volta das 19h do aeroporto Tom Jobim, no Rio, com destino a Paris e fez o último contato com o comando aéreo brasileiro por volta das 22h30 de domingo.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Comunicação sobre acidente com voo AF447 é alvo de críticas

Por Clément Guillou

PARIS (Reuters) - A comunicação de informações relativas à investigação sobre o acidente com o vôo 447 da Air France entre Rio e Paris vem sendo criticada no Brasil e na França por uma parte da comunidade aeronáutica e das famílias das vítimas, para as quais a Air France e o BEA vêm minimizando a responsabilidade das sondas Pitot na catástrofe.

O Escritório de Investigações e Análises (BEA, na sigla em francês), que até agora deixou vazar poucos elementos sobre o avanço das investigações, vai divulgar na quinta-feira um primeiro relatório sobre a investigação, um mês após o acidente. O Airbus A330 da Air France caiu no oceano Atlântico em 31 de maio, deixando 228 mortos, dos quais 72 franceses.
"Todas as respostas serão fornecidas a partir do momento em que estiverem disponíveis. Os únicos elementos sobre os quais podemos nos basear são os que levamos a público", repetiu o presidente do BEA, Paul-Louis Arslanian, precavendo-se contra "aqueles que constroem explicações com base nesse conjunto instável".
O site da Internet Eurocockpit (www.eurocockpit.com), alimentado por pilotos, mecânicos, funcionários de navegação e controladores aéreos, propôs diversas explicações.
Com base nas 24 mensagens do sistema automático (Acars) transmitidas nos últimos quatro minutos de vôo do A330 e que o site diz ter recuperado, ele afirma que não há dúvida alguma quanto ao fato de que o congelamento das sondas Pitot tornou a aeronave impossível de pilotar à noite e numa zona de tempestade.
As mensagens Acars não foram divulgadas na íntegra pela BEA. Numa coletiva de imprensa dada em 6 de junho, Paul-Louis Arslanian mostrou apenas extratos das mensagens, que podiam ser interpretados de diversas maneiras.
INCOERÊNCIA NAS VELOCIDADES

A análise dessas mensagens, diz o BEA, indica realmente uma "incoerência nas diferentes velocidades medidas", mas esta não seria forçosamente uma causa do acidente.
A Air France e a Airbus descartaram a tese das sondas Pitot em suas intervenções sobre o assunto. O diretor geral da Air France, Pierre-Henri Gourgeon, "não está convencido" de que elas tenham tido envolvimento no acidente.
"O problema das sondas não pressagia as causas reais do acidente", diz seu homólogo da Airbus, Fabrice Brégier.
Para a BEA, a tempestade atravessada pelo A330 entre o Rio de Janeiro e Paris é um elemento tão válido quanto a perda de informações sobre a velocidade, porque foi "confirmado".
As condições meteorológicas "muito difíceis" foram mencionadas por Arslanian desde 3 de junho e lembradas em cada encontro com a imprensa.
Esse elemento é igualmente citado pelo diretor do Museu do Ar e do Espaço de Le Bourget, Gerard Feldzer, em artigo publicado no Le Monde em 14 de junho.
"Como e quando o avião entrou nessa tempestade?", perguntou o ex-comandante de bordo e instrutor de Airbus na Air France. Os tubos Pitot "não podem explicar sozinhos as razões da tragédia", ele acrescentou.
Menos de dez horas após o acidente, a Air France, através de seu diretor de comunicação, aventou a probabilidade de um relâmpago ter atingido o avião. Os sindicatos de pilotos lembram que nenhum acidente na história da aviação civil foi atribuído a um relâmpago e que um avião é atingido por relâmpago em média uma vez a cada 1.500 horas de vôo.
Em 6 de junho, depois de fazer uma análise da situação na zona no momento da passagem do avião, a Météo France declarou que as condições meteorológicas gerais tinham sido "normais para um mês de junho".
Um meteorologista norte-americano, Tim Vazques (www.weathergraphics.com/tim/af447) observou que nenhum clarão de relâmpago foi observado na zona, e o mesmo foi dito por um co-piloto do vôo AF459 de São Paulo a Paris que passou pelo local 20 minutos após o AF447.
O comandante desse vôo disse ao Le Figaro que "os mapas por satélite indicavam uma zona de tempestade, mas nada de preocupante". Para evitar uma massa de nuvens particularmente ativa, ele precisou, entretanto, manipular seu radar, coisa que nem todos os pilotos fazem sistematicamente.
FILTRAGEM" DAS INFORMAÇÕES

Quando, após as primeiras análises das mensagens automáticas, a Airbus lembrou os procedimentos a serem seguidos quando as indicações de velocidade contêm erros, os pilotos se revoltaram. Esse lembrete foi visto como um questionamento da atuação do comandante do vôo AF447.

O sindicato minoritário Alter exigiu a substituição das sondas Pitot em todos os aviões A330 e A340, o que foi feito muito rapidamente pela Air France, mas sem comunicar o fato ao sindicato ou à imprensa. O Alter e a mídia tomaram conhecimento da substituição das sondas pelo sindicato majoritário dos pilotos, o SNPL.
Um dos advogados da associação de famílias das vítimas disse que as famílias não estão chocadas com a escassez de informações divulgadas sobre a investigação, mas com a falta de acompanhamento psicológico.
"Posso compreender o fato de o BEA não divulgar informações. Posso compreender as tentativas de fazer com que isso não tenha desdobramentos comerciais. Humanamente, porém, não houve apoio", disse o advogado Sylvain Maier.
Stéphanie Bottai, advogada da primeira família a ter aberto uma ação cível, afirma que "certas famílias de vítimas sentem que nem toda a verdade vem sendo dita" e "constatam uma manifesta filtragem das informações".

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Santos Dumont começou a receber novos voos

No dia 21/3, o Aeroporto Santos Dumont (RJ) começou a receber voos para outros destinos no país, além da ponte Rio-São Paulo. A companhia aérea Azul inaugurou a rota Campinas (Viracopos)– Rio (Santos Dumont), com autorização da ANAC. Novas rotas entrarão em operação nos próximos dias, atendendo a pedidos também da TAM, Gol/Varig, OceanAir e Webjet. Outras cinco companhias demonstraram interesse em novos voos e deverão encaminhar seus pedidos à ANAC: Trip, NHT, Pantanal, Passaredo e Air Minas. Desde 2005, uma portaria do antigo DAC somente permitia a ponte aérea Rio-São Paulo no Santos Dumont. Para os demais destinos, só era permitido utilizar aviões turbo-hélice com até 50 assentos e, no caso de outras capitais, teriam que necessariamente fazer escala em alguma cidade de São Paulo, Minas Gerais ou Espírito Santo. No dia 6/3 deste ano, a ANAC retirou as restrições e reabriu o Santos Dumont, observando a capacidade da infraestrutura e as condições de segurança, como é dever legal da Agência.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Mulher dá à luz em voo e abandona bebê no avião na Nova Zelândia

Sydney (Austrália), 19 mar (EFE).- Uma mulher deu à luz em um voo da companhia Pacific Blue entre Apia (Samoa) e Auckland (Nova Zelândia) e abandonou no avião o recém-nascido, que acabou sendo encontrado por outros passageiros na hora do desembarque, informou um porta-voz do aeroporto neozelandês.

A Polícia, que não informou o sexo do bebê nem a identidade da mãe, investiga o possível abandono, conforme noticiou a agência neo-zelandesa "NZPA".

As autoridades locais encontraram a mãe minutos depois da aterrissagem e a levaram junto ao filho a um hospital, onde ambos se encontram bem.

A Polícia questiona como pode ser possível que a tripulação e os demais passageiros não tenham percebido o parto e abriu uma investigação para determinar as circunstâncias do ocorrido. EFE

Mulher dá à luz em voo e abandona bebê no avião na Nova Zelândia

Sydney (Austrália), 19 mar (EFE).- Uma mulher deu à luz em um voo da companhia Pacific Blue entre Apia (Samoa) e Auckland (Nova Zelândia) e abandonou no avião o recém-nascido, que acabou sendo encontrado por outros passageiros na hora do desembarque, informou um porta-voz do aeroporto neozelandês.

A Polícia, que não informou o sexo do bebê nem a identidade da mãe, investiga o possível abandono, conforme noticiou a agência neo-zelandesa "NZPA".

As autoridades locais encontraram a mãe minutos depois da aterrissagem e a levaram junto ao filho a um hospital, onde ambos se encontram bem.

A Polícia questiona como pode ser possível que a tripulação e os demais passageiros não tenham percebido o parto e abriu uma investigação para determinar as circunstâncias do ocorrido. EFE

segunda-feira, 16 de março de 2009

Roubo de monomotor acionou alerta aéreo da FAB

Tucano perseguiu aeronave furtada. Matrícula informada é de um Tupi do Aeroclube de Brasília.
Um aeronave matrícula PT-VFI foi furtada no aeródromo de Luziânia, estado de Goiás. O autor do furto, identificado como Kléber Barbosa da Silva, teria sequestrado sua filha horas antes,Penélope Barbosa, de 5 anos, por volta das 17h, antes de partir com ela na aeronave para Goiânia. Após ser perseguido pela Polícia Militar (PM) e pela Força Aérea Brasileira (FAB), o piloto jogou o avião no estacionamento do Shopping Flamboyant, na capital goiana. Os dois tripulantes morreram.

Kléber aparentemente discutiu com a sua mulher, Érica Mota, na tarde de hoje e agrediu-a. O sequestrador então se dirigiu para o aeroclube de Luziânia (identificação do aeródromo: SWUZ). Lá, Kléber rendeu o piloto do Tupi (EMB-712) e seguiu para Goiânia, com a intenção de se matar. Ao passar por Anápolis, a base aérea foi informada sobre o caso e passou a perseguir o avião. Durante uma hora e meia, o Tupi sobrevoou o céu da capital de forma ameaçadora, passando bem perto dos prédios mais altos da cidade.

Durante este período, o monomotor foi perseguido por um helicóptero da PM de Goiás e por um avião Tucano da FAB. Por volta das 18h20min, o monomotor foi jogado no estacionamento do Shopping Flamboyant, na entrada principal, danificando diversos automóveis ali estacionados. Não houve explosão no local. No trágico choque morreram os dois tripulantes da aeronave.

quinta-feira, 5 de março de 2009

Anac libera uso do Santos Dumont para aviões grandes e voos longos

A diretoria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) decidiu liberar o uso do Aeroporto Santos Dumont, no Rio, para aviões maiores e voos mais longos. O espaço era restrito para aviões de até 50 assentos e para ponte aérea. A decisão deve ser publicada no "Diário Oficial" da União até sexta, quando deve começar a valer.

A mudança provocou a ira do governador do Rio, Sérgio Cabral, que defende que o uso do Santos Dumont vai esvaziar o Aeroporto do Galeão. Cabral afirmou que vai aumentar o ICMS cobrado no Santos Dumont para inibir seu uso pelas companhias aéreas.

A Anac afirmou que não comenta as opiniões do governador e insistiu que há espaço para o funcionamento dos dois aeroportos no Rio. Até porque, segundo a agência, o Santos Dumont ainda terá restrições técnicas da pista, dependendo da aeronave, de seu peso e ocupação. Isso deve impedir, por exemplo, voos internacionais.

A abertura do Santos Dumont foi possível porque a Anac decidiu revogar a portaria 187, que restringia o seu uso. O mesmo deve ser feito com o Aeroporto de Pampulha, em Belo Horizonte, nos próximos meses.

Segundo a Anac, com a abertura do Santos Dumont, a Anac fará uma reunião entre as companhias aéreas para dividir os espaços e horários de forma "transparente, com isonomia e sem discriminação".

Atualmente, segundo a Anac, o aeroporto tem capacidade para até 23 movimentos por hora (pouso ou decolagem). Mas são usados, nos horários de pico, 16 por hora.

Ontem, a Justiça pediu para que a Anac reavaliasse pedido da Azul Linhas Aéreas sobre o uso do aeroporto em voos para Campinas.

Fonte: Folha Online

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Aeroclubes

Já voei em alguns aeroclubes do Rio de Janeiro e na minha opinião o melhor aeroclube é aquele que não cobre os olhos da cara e que encare a manutenção das aeronaves como um dos fatores mais importantes desta prática.

E vocês?!

Na sua opinião de vocês, qual é o melhor aeroclube para a prática de voos e por que?!

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

ANAC quer autorizar pilotos da força aérea a operarem aeronaves civis

A ANAC está propondo uma alteração no RBHA 121 que rege as regras para operação de empresa de transporte aéreo público regular (TAM, GOL, etc). A nova proposta autoriza pilotos da força aérea a operarem aeronaves civis como co-pilotos, desde que façam o programa de treinamento e sejam autorizados pela empresa e pelo comandante!

Se isso for aprovado corre-se o risco das empresas darem preferência aos militares, deixando centenas de pilotos que estão lutando para o tão sonhado PLA fora da conquista do emprego.

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Aeroportos

Qual é o melhor aeroporto para pousos e decolagens no Brasil e por que este aeroporto é tão bom assim?

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Queda do Bandeirantes em Manaus

A Aeronáutica investiga se o avião Bandeirante da Manaus Aerotáxi, estava com sobrepeso desde a decolagem. A apuração é realizada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). O turboélice poderia se manter no ar com um só motor, desde que o limite de peso não fosse excedido.